Os proprietários de veículos do Espírito Santo devem estar atentos ao prazo de vencimento do licenciamento 2024. No começo de setembro, dia 12, vencem os documentos dos veículos com finais de placa 1 e 2, e assim até o final do mesmo mês vai vencendo as demais placas como a tabela abaixo.

O licenciamento é um documento obrigatório que autoriza a circulação do veículo em vias públicas, comprovando que ele está em conformidade com as normas de segurança e ambientais estabelecidas pela legislação.

É importante destacar que o licenciamento e o IPVA são cobranças diferentes. O IPVA deve ser pago no primeiro semestre do ano, enquanto o licenciamento é cobrado no segundo semestre. Se o IPVA estiver pendente, o valor será incluído na cobrança do licenciamento, o que gera confusão para algumas pessoas.

Deixar de pagar o licenciamento no prazo pode resultar em multas, apreensão do veículo e complicações na hora de realizar a transferência de propriedade ou renovar o seguro. Portanto, é fundamental que os proprietários fiquem atentos ao calendário de pagamento e cumpram com essa obrigação em tempo hábil.

O presidente do Sindicato dos Despachantes, Marcos Banhos, informa que o despachante de veículos pode tirar dúvidas dos proprietários e auxiliar em todo o processo de quitação do licenciamento. “Com conhecimento especializado, o profissional pode orientar sobre os prazos, valores e procedimentos necessários, garantindo que todas as obrigações sejam cumpridas corretamente e sem complicações.”

Veja as datas de vencimento de acordo com o final das placas: