Foto: Juliana Fonseca

A atuação dos despachantes do Espírito Santo foi tema de matéria no site de notícias “Hora Aghá” com relato de clientes que lidam no dia a dia com os profissionais.

Veja matéria abaixo.

Link da Matéria: https://www.horaagha.com.br/falta-de-habilidade-online-e-rapidez-aproxima-motoristas-de-despachantes-documentalistas/

Muitos proprietários de veículos não estão familiarizados com a internet e as ferramentas do mundo digital, por isso têm pouca habilidade para navegar em sites e lidar com links e abas. Justamente pelo fato de não estarem seguros virtualmente, com consciência de suas ações, fica quase impossível para esses motoristas executarem procedimentos online.

Essa é a realidade do vigilante Orlando José Maia, de 59 anos. Ele assume que não tem nenhuma habilidade com o mundo online e não entende sobre documentação veicular. Assim que precisou transferir o carro para seu nome, procurou um despachante documentalista.  “Eu sei que na internet é possível fazer vários procedimentos, mas não tenho prática com o computador e não sei mexer na internet, além de não ter tempo para isso. Então, pedi uma indicação e contei com o auxílio de um profissional que me orientou sobre quais os documentos que eu precisava fornecer e fez todo o processo necessário”, afirmou.

A protética Thelma Zarattini Monteiro é mais um exemplo de motorista que não tem muita aptidão com o mundo digital e prefere optar pela praticidade de contratar um profissional especializado na área para fazer todo o trâmite burocrático de documentação veicular. “Não gosto de ter que resolver questões pela internet e também acho muito mais rápido e seguro entregar essa tarefa para um despachante que já está acostumado a lidar com processos junto ao Detran. Eu só entrego os documentos que ele pede e tenho tudo na mão”, disse.

Hoje, cerca de 85% dos documentos de veículos realizados no estado são feitos por despachantes credenciados, que possuem acesso ao sistema fornecido pelo Detran para desempenhar suas atividades. O despachante documentalista é um intermediador entre o ente público e o cidadão. O profissional faz todos os procedimentos, facilitando o trabalho que o proprietário do veículo teria para trafegar com os documentos de forma correta e segura.

Mesmo com a transformação digital pela qual temos passado nos últimos anos, essa realidade de leigos virtuais está bem próxima de todos nós. De acordo com divulgação do IBGE, em abril deste ano, 39,8 milhões de brasileiros ficaram sem acessar a internet em 2019. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Entre os entrevistados, 43,8% disseram não ter o serviço por não saberem navegar na rede.

Segundo o presidente do Sindicato dos Despachantes do Espírito Santo (Sindespees), Marcos Banhos, além de os despachantes contribuírem muito com os proprietários de veículos, também atuam hoje com mais capacidade técnica e gerencial no sistema online, desafogando o dia a dia do Detran. “Os profissionais fazem todo o processo documental sozinhos com o suporte do Sindicato e do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas (CRDD-ES) que atuam em conjunto, lidando com situações mais complexas. O motorista recebe um serviço ágil e seguro sem esforço e o Detran não sobrecarrega seu atendimento.”