Em reunião na noite desta quinta-feira (25), diretores do CRDD-ES, Sindespees e despachantes discutiram sobre a tabela de honorários da categoria, objetivando uma atuação ética e responsável para que o serviço de consultoria dos profissionais seja mais valorizado.

A finalidade dos representantes da categoria é reunir sugestões de valores MÍNIMOS a serem praticados pelos despachantes em seus serviços para evitar o rebaixamento da atividade. Tal iniciativa torna-se necessária a partir do momento que alguns profissionais passam a praticar valores ínfimos em concorrência desleal com os demais e, consequentemente, desvalorizando a profissão.

Na ocasião, foram colhidas as sugestões que serão analisadas nesse primeiro momento. Além de discutir sobre valores, os despachantes também conversaram sobre formatos a serem adotados para a aplicabilidade da tabela como a atuação de delegacias regionais para o acompanhamento das atividades.

O presidente do CRDD-ES, Euvaldes Venturin, frisou durante a reunião que os despachantes precisam ter consciência de sua importância e de sua capacidade para precificar seu serviço. No mesmo pensamento o presidente do Sindespees, Marcos Banhos, disse que cada profissional deve avaliar o custo do seu serviço, mas no momento em que deprecia seu trabalho, degrada a imagem da categoria.