A boa conectividade é essencial para o funcionamento eficiente de uma empresa ou instituição e no Sindicato dos Despachantes do Espírito Santo não é diferente ao considerarmos que hoje todo o trabalho desempenhado pelos colaboradores está ligado à internet. Os conferentes precisam acessar durante o dia todo o sistema operacional online para que possam dar fluidez ao trabalho dos despachantes.

Para garantir que esse trabalho de extrema importância para a categoria seja realizado com eficiência, o Sindicato modernizou toda a rede de telecomunicações de sua sede com o objetivo de acompanhar a evolução dos processos eletrônicos. O cabeamento anterior que era antigo e causava instabilidade na internet foi trocado por um cabeamento de qualidade, 100% cobre, retirando o gargalo da rede. O novo material garante estabilidade e agilidade na utilização dos computadores, acompanhando as grandes mudanças digitais.

De acordo com o responsável pelo setor de tecnologia, Higor Bandeira, também foi colocada uma rede secundária à disposição do Sindespees que se caso ocorra algum problema com a operadora A, a operadora B entra em ação. A modernização também englobou um firewall (dispositivo de segurança que monitora o tráfego de rede) que além de controlar a rede, também protege de eventual acesso externo.

Tudo isso proporciona mais qualidade e controle no trabalho dos colaboradores e, consequentemente na vida dos despachantes que são atendidos por meio das demandas. O presidente Marcos Banhos afirma que fica muito feliz em poder tomar iniciativas que agreguem na vida de todos. Lembrando que a categoria possui uma enorme responsabilidade lidando com a segurança dos proprietários de veículos, já que os documentos são essenciais para bloquear possíveis fraldes. Portanto, é preciso que haja um olhar cauteloso e moderno com relação aos novos parâmetros de trabalho no mundo digital.