Sempre em busca de melhores condições de atuação para os despachantes, o presidente do Sindespees, Marcos Banhos, juntamente com o presidente do CRDD-ES, Euvaldes Venturin, se reuniram com o diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, para tratar sobre uma questão que dificultava a prestação de serviço aos proprietários de veículos. O encontro que aconteceu no dia 30 de maio foi muito positivo e foi o que motivou a publicação da Instrução de Serviço publicada esta semana.

De acordo com a IS 31/2023, a partir de agora a vistoria lacrada poderá ser utilizada para abertura de todos os serviços, exceto para os serviços de transferência de propriedade, transferência de UF, regravação de chassi e regravação, inclusão ou substituição de motor. Além disso, a validação da vistoria lacrada não precisa ser feita somente pelo servidor de uma agência do Detran, agora o envelope com o laudo de vistoria lacrada poderá ser aberto, digitalizado e cadastrado por uma agência de atendimento do DETRAN|ES ou pelo CRDD-ES.

A vitória conquistada é fruto de uma parceria construída ao longo de anos entre o Sindicato, CRDD e Detran, tendo como líder o diretor Givaldo. Todos os obstáculos enfrentados pela categoria são objetos de luta das entidades, que, por meio de seus diretores, batalham incansavelmente em busca de soluções cabíveis e adequadas em prol do melhor atendimento aos cidadãos.

Antes dessa nova normativa do Detran, os veículos que estivessem fora do Espírito Santo, só poderiam realizar vistoria fora do estado para os serviços de desalienação ou de 2ª via de CRV/CRV-e.

“Nós continuamos agindo diariamente para proporcionar a melhor atuação aos despachantes. Sempre que nos deparamos com algum obstáculo, corremos para vencê-lo, dentro da ética e legalidade, valorizando nosso trabalho que é de extrema importância para o estado e para a população. Lembrando que os despachantes desempenham um papel de total responsabilidade, fazendo com que os trâmites de documentação veicular sejam ágeis e seguros. Nossa energia não vai acabar”, afirmou o presidente do Sindicato, Marcos Banhos.